Sessão plenária

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama

Recentemente, o câncer de colo de útero também foi incluído nessa campanha devido ao aumento significativo do número de casos

star1

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 17/10/2018 as 19:55  •  atualizado há 29 dias

Em 2018, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano.

Recentemente, o câncer de colo de útero também foi incluído nessa campanha devido ao aumento significativo do número de casos no decorrer dos anos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. No câncer de mama, especificamente, a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas. Porém, o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, os quais podem definir o tipo de câncer e a sua localização.

Por isso, além do autoexame, é necessário manter uma rotina de consultas periódicas com o ginecologista para ajudar na prevenção contra o câncer não só de mama, mas também o de colo de útero.

A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, como por exemplo: alimentação, controle do peso e atividades físicas que ajudam a reduzir em até 28% o risco do desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, recomenda-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros não.

Dentre os sintomas deste tipo de câncer, destacam-se:

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do seio ou saída de líquido em um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo dos braços (axilas).
  • Os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém a porcentagem de casos é baixa, estimada em cerca de 1% comparado às mulheres.

Fotos

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama

Campanha Outubro Rosa

https://ibatiba.es.leg.br/noticia/2018/10/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-contra-o-cancer-de-mama.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear