CPI do PRONAF é aberta na Câmara de Ibatiba
Com a assinatura dos vereadores Marcus Florindo – PMN, Elias Cândido da Silveira – PSC e Luciano Salgado – PMDB, a CPI foi instaurada.
Por ES Hoje
Publicado em 11/04/2013 às 14:52 • atualizado há 2 dias
A Câmara Municipal de Vereadores de Ibatiba instalou na noite de quarta-feira (10), CPI para apurar possíveis irregularidades no PRONAF do município. Assinaram o requerimento, três vereadores de oposição.
Durante sessão ordinária que contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o Secretário Municipal de Agricultura – Pastor Jorge, que prestou contas das ações do PRONAF, o parlamento abriu a Comissão por um prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais noventa.
Contando com assinatura de três vereadores – Marcus Florindo (Marquinho Delega) – PMN, Elias Cândido da Silveira (Lili da Barbearia) – PSC e Luciano Salgado (Pingo) – PMDB, o requerimento foi baseado no Art. 26 § 4º da Lei Orgânica Municipal e no Art. 58 § 3º da Constituição Federal.
Prestação de Contas
O Secretário Municipal de Agricultura – Pastor Jorge, que participou da sessão, prestou contas das ações do PRONAF no município e entregou um relatório impresso constando a arrecadação financeira do Programa, bem como as despesas custeadas com os recursos.
Após o término da Prestação de Contas do Secretário, foi apresentado pelo Vereador Elias Cândido da Silveira (Lili da Barbearia) – PSC, o pedido de requerimento juntamente com outras duas assinaturas, fato realizado ainda na presença do Secretário Municipal.
Depois de acatado requerimento de abertura da CPI, foi solicitada pelo Presidente da Casa a indicação dos membros pelos partidos e ou vereadores, sendo que depois de consultado o Plenário, somente os requerentes aceitaram participar da Comissão.
Antes do término da sessão foi então afirmado pelo Presidente da Câmara – Vereador Silvio Rodrigues (PMDB) que já na quinta-feira (11), irá providenciar o Projeto de Resolução da CPI do PRONAF e que a mesma ficou composta pelos Vereadores Marcus Florindo (Marquinho Delega), Elias Cândido da Silveira (Lili da Barbearia), e Luciano Salgado (Pingo).
Vereadores questionam omissão na fiscalização
Durante a sessão que resultou na abertura de CPI do PRONAF na Câmara de Ibatiba, os vereadores requerentes questionaram a omissão de outros parlamentares na função fiscalizadora do Poder Legislativo.
Para o vereador Marcus Florindo (PMN) isso representa retrocesso no mandato. “Fomos eleitos para defender o povo, tem vereadores que discursam que está com a população, mas na hora de fiscalizar não fazem suas partes. CPI não é acusação, é apenas investigar”, pontuou.
Ainda foi reiterado pelo parlamentar, que os vereadores precisam preocupar um pouco mais com o presente do município, ao invés de debater sobre que fez mais pela cidade, se é lado a ou lado B. “Fui eleito na base do Prefeito Zé Alcure, mas estou aqui para buscar o cumprimento da Lei, essa é minha função”, finalizou Marcus.
Já o vereador Luciano Salgado afirmou que foi preciso levantar duas questões de ordem para finalizar o requerimento da CPI, ainda na sessão de ontem (10).
“Primeiramente o Presidente da Câmara queria somente daqui há 15 dias, definir a composição da CPI do PRONAF e depois no seu entendimento o vereador que requereu a instalação – Elias Cândido, não poderia compor a Comissão”, citou Salgado.
De acordo com Luciano, as duas questões foram superadas e os trâmites seguiram normais. “Não estamos abrindo CPI para fazer politicagem, igual foi realizado em 2012. Queremos é saber, como está os trabalhos do PRONAF, a arrecadação e despesas do Programa, a atuação do Conselho Municipal, enfim, nossa atuação é em busca do interesse público”, afirmou o vereador.
Salgado disse ainda que inúmeras possíveis irregularidades, já foram encaminhadas aos vereadores e agora a CPI vai realizar a apuração. “Fico indignado com alguns vereadores que diziam na campanha que eram o novo e hoje praticam velhas atitudes e ainda parlamentar que no ano passado assinou CPI, hoje não quis a investigação”, finalizou.
Para o vereador Lili da Barbearia, o momento é de trabalhar pelo bem comum e buscar passar a limpo as possíveis irregularidade e que apurar já agora é melhor, pois se deixar para depois podem dizer que é politicagem.
Fotos
Vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo - PMN
https://ibatiba.es.leg.br/noticia/2013/04/cpi-do-pronaf-e-aberta-na-camara-de-ibatiba.html
Publicações relacionadas
Noticia Comissão se reúne para discutir projeto sobre o Plantão dos Vereadores A Comissão avaliou o projeto que possibilitou discutir a matéria da vereadora e os parlamentares puderam fazer sugestões a cerca do projeto de lei há 3 meses • Notícias
Noticia Diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, visita Ibatiba Parlamentares acompanharam a equipe técnica e solicitaram algumas demandas da cidade em relação ao trânsito há 3 meses • Notícias
Noticia Conheça as funções da Mesa Diretora Para o biênio 2021/2022 a Mesa Diretora é composta pelo presidente Fernando Vieira de Souza (Republicanos), vice-presidente Jorcy Miranda (Republicanos) e 1º Secretário João Pedro Carvalho Rocha (Cidadania). há 3 meses • Notícias
Noticia Nova Diretoria da Ascamves é apresentada para os representantes do Legislativo do Estado Presidentes de Câmaras de diversos Municípios Capixabas participaram de reunião restrita, no Palácio Anchieta, para apresentação da diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores há 3 meses • Notícias
Noticia Jogador Ivan Silva, Campeão do Capixabão 2020, é homenageado com Moção de Congratulação. O desportista que comemorou a conquista com a bandeira de Ibatiba participou de sessão ordinária e agradeceu à Câmara de Ibatiba pelo reconhecimento há 3 meses • Notícias
Noticia Volta às aulas remotas Calendário escolar terá início no dia 3 de fevereiro. há 3 meses • Notícias
Noticia Presidente da Câmara se reuniu com servidores para deliberar ações importantes para 2021 O presidente da Câmara de Ibatiba, Fernando Vieira (REPUBLICANOS), se reuniu com os servidores do Poder Legislativo Municipal para deliberar ações importantes para 2021. há 3 meses • Notícias
Noticia O Poder Legislativo Municipal está funcionando em novo horário A medida foi adotada na última semana pela Mesa Diretora, que fixou o novo horário de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 e de 12 às 17 horas. há 4 meses • Notícias
Noticia Nota de Pesar há 4 meses • Notícias
Noticia Câmara aprova concessão de aluguel social Projeto de Lei autoriza o município a conceder aluguel social no valor de R$ 400 mensais a cidadão em situação de vulnerabilidade há 4 meses • Notícias