Vereador alerta sobre casos de leishmaniose

Só neste ano, o município teve 14 casos positivados da doença em Ibatiba

Publicado em 08/05/2017 às 20:39  •  atualizado há 16 horas

Desde o final de abril, o vereador Fábio Ambrózio alertou, durante o seu discurso na Câmara de Ibatiba, sobre o surgimento de alguns casos de leishmaniose no município e solicitou atuação da secretaria de Saúde.

“Em São José de Meirti, vários cachorros já tiveram que ser sacrificados. Porém os próprios funcionários da vigilância sanitária tiveram que comprar o medicamento para sacrificar os cães. Informaram ainda que tem um cidadão há vários dias esperando para ser internado. São mais de 10 casos de leishmaniose em São José de Meriti. A quantidade de cachorro abandonado na nossa cidade é muito grande”, comentou o vereador Fábio Ambrózio.

A Prefeitura de Ibatiba divulgou que o município recebeu visita de equipe técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no final de abril para iniciar o combate à Leishmaniose na comunidade de São José de Meriti ainda no início de maio. Os agentes de combate a endemia foram capacitados para identificar e orientar a população sobre a doença, tratamento e prevenção. O município também recebeu três armadilhas que serão instaladas em outras localidades para a realização de estudos.

Só nesse ano o município teve 14 casos positivados da doença.

Saiba mais

- A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por diferentes espécies de protozoários denominadas Leishmania, que acomete pele e mucosas. Popularmente é conhecida como ferida brava, leish, úlcera de bauru e nariz de tapir.

- Ela infecta também os cães, os lobos, roedores silvestres, além dos seres humanos. E pode ser passada do animal para o homem e vice-versa.

- O mosquito transmissor é chamado de mosquito-palha ou birigui no Brasil. O inseto se contamina após picar animais infectados.

- Nas áreas onde a doença tem uma maior ocorrência, pela presença mais frequente do mosquito e de cães, é importante combater o inseto, mas também vacinar os cachorros e usar repelentes próprios para este caso.

- Os cães não devem ficar soltos pelas ruas e deve-se evitar que eles tenham contato com o mato, locais onde o lixo é depositado e terrenos baldios.

- A doença pode levar de dois a três meses para se manifestar após a picada do inseto, em geral apresenta-se uma ou mais feridas na pele que não cicatrizam.

- A leishmaniose tegumentar americana tem tratamento para humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde.

Vereador alerta sobre casos de leishmaniose

Vereador Fábio Ambrozio

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, visita Ibatiba Parlamentares acompanharam a equipe técnica e solicitaram algumas demandas da cidade em relação ao trânsito há 3 meses  •  Notícias