Há três anos fechado, Museu do Tropeiro preocupa os parlamentares de Ibatiba

Vereadores indicam a reestruturação e reabertura de um dos principais atrativos turísticos do município, onde se encontram objetos históricos da cultura da região

star97

Publicado em 11/11/2019 as 18:19  •  atualizado há 2 dias

Um dos principais pontos de visitação turística de Ibatiba, o Museu do tropeiro, está fechado há três anos, o que vem chamando a atenção da população e dos parlamentares, que solicitam a reestruturação e a reabertura do local. No espaço se encontra um importante acervo histórico da cultura, da culinária e da economia da região.

De acordo com os vereadores, que apoiaram a indicação do vereador Fábio Ambrózio Nascimento Trindade, o Museu do Tropeiro precisa ser reaberto o quanto antes para voltar a receber visitantes, movimentar o turismo e, principalmente, se manter como local de memória do ibatibense.

“O museu está fechado, com as câmeras de segurança desligadas, e não sabemos o estado em que se encontram as peças históricas. Que o município possa reerguer o quanto antes o museu. E que a reforma seja feita com muita qualidade para que fique aberta por muitos anos”, comentou Presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto dos Santos.

De acordo com o vereador José Paulo Costa e Silva, o Museu foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por falta de manutenção, inviabilizando a segurança do imóvel para visitação.

“Temos que juntar forças para que o Executivo faça algo para que esse importante ponto turístico do município volte a receber visitas”, analisou o parlamentar.

Assim como o Museu, segundo os vereadores, o monumento aos tropeiros, também precisa de manutenção urgente. Localizado estrategicamente às margens da BR 262, a escultura da tropa sinaliza Ibatiba como a Capital Capixaba dos Tropeiros.

O que dizem os vereadores

“Nossa cidade ficou conhecida nacionalmente como Capital dos Tropeiros, pelo monumento na BR 262, que hoje está se degradando”, informou o Presidente da Câmara, Carlos Alberto dos Santos.

“O Museu do Tropeiro está fechado há três anos. Não sabemos como está o acervo. É um ponto turístico importante, que foi construído em administração passada e agora o museu está fechado!”, comentou o vereador Roberto Magnético.

“No site da Prefeitura e no adesivo dos carros a foto do museu é o destaque. E vamos deixar o local fechado? É muita incoerência! O resgate da nossa cultura está ficando de lado. Não podemos perder isso por picuinha política”, alertou o vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo.

“Não podemos deixar o Museu fechado, pois é preciso resolver o que impede de o museu voltar a receber os turistas. Nossa história, culinária e tradição precisam ser divulgadas”, comentou o vereador Ivanito Barbosa.

“É uma cultura muito importante para o nosso município que está deixando de ser divulgada. Nosso monumento aos tropeiros também precisa de manutenção, sempre”, disse o vereador Elias Cândido da Silveira.

“O Museu foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não ter manutenção. Vamos trabalhar para reerguer o Museu, pois é histórico, é herança para os nossos filhos e netos. Temos que juntar forças para que o Executivo faça algo para esse importante ponto turístico do município”, explicou o vereador José Paulo Costa e Silva.

Há três anos fechado, Museu do Tropeiro preocupa os parlamentares de Ibatiba

Museu do Tropeiro de Ibatiba

Geilson Dias Tomaz | 19ª Sessão Ordinária de 2019

Vídeo Geilson Dias Tomaz | 19ª Sessão Ordinária de 2019 Discurso do vereador Geilson Dias Tomaz. há 2 dias  •  Sessão plenária