Fiscalização: parlamentares saem em comissão e solicitam investimentos urgentes em transporte para atendimento à saúde

Os serviços de saúde prestados aos munícipes entram novamente na pauta dos vereadores de Ibatiba, que questionam também sobre emendas parlamentares que não são utilizadas para compras de ambulâncias

star162

Publicado em 26/04/2019 as 19:51  •  atualizado há 4 dias

Para os vereadores de Ibatiba, quando o assunto é a prestação de atendimento à saúde do cidadão a pauta de discussão e de ações se torna ainda mais urgente. Em comitiva, os vereadores Roberto Luiz Chaves, Fábio Ambrózio Nascimento Trindade, Carlos Alberto dos Santos, Ivanito Barbosa, Elias Cândido da Silveira, José Paulo Costa e Silva e Geilson Tomaz fiscalizaram os serviços e a infraestrutura do Pronto-atendimento (PA) de Ibatiba e também a situação das ambulâncias.

De acordo com os vereadores, é urgente a reforma estrutural do PA para melhorar o atendimento aos pacientes, assim como investir em insumos e medicamentos.

Após a comitiva de fiscalização, os vereadores reforçaram as análises e requerimentos relacionados à saúde durante as sessões ordinárias do mês de abril. Os parlamentares enfatizaram a urgência de realizar a compra ou conserto de ambulâncias para o município, assim como outros transporte de pacientes, e a reforma estrutural do Pronto-atendimento.

“Em dois anos de mandato da nova gestão do município, encontramos muitos carros quebrados. Por que vans que transportam pacientes a outros municípios e ambulâncias não são consertadas para prestar um serviço de qualidade? Já solicitei ao Poder Executivo o quantitativo de carros da saúde que estão parados. É preciso sabermos o que realmente acontece na secretaria de Saúde para resolvermos esse problema”, analisou o vereador Ivanito Barbosa.

O vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo questionou sobre o fato do município alugar veículos em detrimento ao conserto das ambulâncias da Prefeitura que estão quebradas.

“Por que não pagar o conserto de uma ambulância UTI ao invés de alugar um veículo?”, indagou o vereador, que também informou sobre o grande número de locação de veículos na administração municipal e sobre o baixo investimento em conserto de veículos próprios da administração.

Emenda parlamentar

O vereador Roberto Luiz Chaves alertou sobre o cancelamento de recursos provenientes de emendas parlamentares por falta de retorno da administração municipal.

“Estamos perdendo as emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias que tanto utamos para conseguir junto aos nossos deputados. A ambulância semi-UTI não foi comprada até hoje. Gostaria de saber sobre a emenda de R$ 170 mil, por que ainda não foi executada”, comentou o vereador Roberto Magnético.

Os parlamentares, por meio da Câmara de Ibatiba, encaminharam ofícios e requerimentos para a Prefeitura Municipal e aguardam o retorno para esclarecer os pontos questionados ao atendimento à saúde.

Comissão de vereadores em visita a Pronto-atendimento

Vídeo 4ª Sessão Extraordinária do dia 09-07-2019 4ª Sessão Extraordinária do dia 09-07-2019 há 6 dias  •  Sessão plenária

Galeria 4ª Sessão Extraordinária do dia 09/07/2019 4ª Sessão Extraordinária do dia 09/07/2019 há 6 dias  •  Sessão plenária

Comunidade Cafarnaum recebe implementos agrícolas - Foto: Prefeitura de Ibatiba