Turismo em Ibatiba: parlamentares aprovam criação de conselho e de fundo de desenvolvimento para o setor

O Conselho será formado por oito representantes. Caberá ao Poder Executivo a destinação de até 0,5% da receita municipal ao fundo de turismo

star138

Publicado em 19/03/2019 as 19:58  •  atualizado há 16 horas

Um dos principais setores econômicos da região do Caparaó capixaba, o turismo volta a ser foco do poder público também em Ibatiba. Tendo isso em vista, os vereadores aprovaram o projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e também o Fundo de Desenvolvimento Turístico (Fundetur/Iba) com o objetivo de fomentar política para o setor, criar ações e projetos para desenvolver a atividade.

De acordo com a Lei, o Conselho será formado por oito membros efetivos, entre representantes do poder público, de artesãos, empreendedores do setor comercial, industrial e do turismo, indicados por um mandato de dois anos.

O Conselho também terá como função propor planos de financiamentos e convênios com instituições públicas ou privadas, examinar, julgar e aprovar as contas referentes aos planos e programas de trabalhos, e fiscalizar a captação, repasse e a destinação dos recursos que lhe forem destinados, seja por meio de convênios ou do Fundo de Desenvolvimento turístico.

O Fundo tem a finalidade de prover recursos para implantação de programas e manutenção de serviços oficiais do turismo, de acordo com as diretrizes do Conselho.

Caberá ao Poder Executivo a destinação de até 0,5% da receita municipal arrecadada ao Fundetur/Iba.

Encanto dos Tropeiros

O projeto Encanto dos Tropeiros foi lançado no final de fevereiro em Ibatiba para marcar o retorno da fanfarra, para fortalecer o Coral do grupo Idade de Ouro e iniciar o coral das crianças, a orquestra dos Tropeiros e a roda de viola.

Serão oferecidas aulas gratuitas para moradores de Ibatiba aprenderem a cantar e tocar diferentes instrumentos. Aproximadamente 200 pessoas serão beneficiadas nos grupos de música, que se apresentarão em eventos e competições no município.

As aulas acontecerão no auditório do CRAS e no Ifes (na casa onde funcionava a Secretaria de Meio Ambiente).

Monumento aos Tropeiros

Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019

Vídeo Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019 Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019 há 7 dias  •  Sessão plenária

Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019