Notícia

Personalidades da literatura do município são homenageadas durante Sessão Solene ao Dia do Escritor

O Dia do Escritor Ibatibense é comemorado no dia 9 de outubro, de acordo com a Lei Municipal nº 978/2022.

215

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 09/10/2023 às 16:17  •  atualizado há 1 dia

A Câmara Municipal de Ibatiba realizou no último sábado (07) a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Escritor Ibatibense comemorado no dia 9 de outubro, de acordo com a Lei Municipal nº 978/2022, onde foi feita a entrega da comenda Antônio Rodrigues Faria - Tonico Faria – para Earlhes Laurindo Nantes e de certificados para Joel Florindo de Freitas Júnior, Vanderlei Messias de Barros, Roselene Dias de Oliveira, Silvânia Rodrigues de Oliveira e Verônica Rodrigues de Oliveira.

Foram convidados para compor a mesa de autoridades: o Presidente da Câmara Municipal Fernando Vieira de Souza, os vereadores João Pedro Carvalho Rocha, Elias Cândido da Silveira e João Brito Pereira Filho, o Presidente da Academia Ibatibense de Letras e Artes (AILA) José Ribeiro Sobrinho, o representante da Academia Iunense de Letras (AIL) José Saloto Sobrinho, o bisneto de Antônio Rodrigues Faria  - Tonico Faria - Gabriel Gomes Faria, o Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC) Clério José Borges, Neuza Jordem, e o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ibatiba (ACIBA) Joel Florindo de Freitas Júnior.

Clério José Borges disse que é importante poetas e escritores continuarem entoando seus trabalhos nos mais variados lugares para preservar a cultura da literatura, principalmente na cidade ondem vivem. E disse ainda “Sou poeta trovador, Clério Borges de Santana, vou falar com muito amor de um tema bem bacana: Essa cidade maravilhosa, terra da felicidade, merece o nosso respeito e consideração. Essa cidade abraça a literatura e abraça a poesia com amor e carinho”.

Para finalizar sua fala, Clério recitou quatro trovas:

1)      Capixaba preguiçoso? Eu juro que não nasceu. Se nasceu por ser teimoso, eu juro que já morreu.

2)      Na casa de um capixaba, se a gente chega com pressa, a pressa logo se acaba quando a conversa começa.

3)      Nesta Casa tão singela onde mora um trovador, é a mulher quem manda nela, porém nos dois manda o amor.

4)      Ibatiba, bela Cidade, de um povo culto e gentil, terra da fraternidade, orgulho do meu Brasil.

José Saloto Sobrinho “A Academia Ibatibense de Letras e Artes - AILA, traz hoje para Ibatiba um momento muito especial. Isso aqui é um facho de luz que reflete em toda a sociedade capixaba. Quando se reúne para falar de literatura, de cultura, ali você está disseminando luz e conhecimento. E a AILA tem prestado esse trabalho de levar a todos os moradores de Ibatiba e da região esse trabalho bacana de resgatar a cultura de escrever, divulgar, proporcionar novas ideia. É uma instituição que tem trabalhado em favor da sociedade”.

Maria Lúcia foi convidada a recitar o poema de sua autoria em homenagem à Padroeira de Ibatiba, Nossa Senhora do Rosário: “Tributo à Nossa Senhora do Rosário: Oh Virgem cheia de graça, pela Vossa Intercessão eu creio que em nossa mesa nunca vai faltar o pão. Oh mãe do meu salvador, valioso relicário, a qual nós chamamos por nome ‘Nossa Senhora do Rosário’. Abençoe nosso município de Ibatiba que é consagrado a ti, abençoe seus habitantes e os que passam por aqui. Interceda pelas crianças, jovens e idosos também. Interceda por nós agora, e na hora da morte, Amém!”.

José Ribeiro Sobrinho lembrou de sua primeira experiência quando conheceu Tonico Faria. Ele contou que Tonico chegou à sua casa procurando um garoto chamado José que fazia desenhos. Ao ver o garoto na sua frente, sugeriu que os dois desenhassem um tucano. Rapidamente, José finalizou o desenho e deixou seu oponente surpreso. Em seguida, Tonico puxou a orelha do garoto e disse “Seu moleque, você tem que respeitar um velho. Você não pode fazer uma coisa dessa comigo”. A experiência ficou marcada na vida de José Ribeiro Sobrinho, segundo ele, não como algo negativo, mas na perspectiva de que ele foi reconhecido como um garoto talentoso.

O vereador João Pedro Carvalho Rocha, preponente da Lei Municipal nº 978/2022 em homenagem ao Dia do Escritor Ibatibense, comenta que a Lei existe porque há grandes escritores, trovadores e poetas no município, e que a ideia da data partiu de membros da Academia Ibatibense de Letras e Artes (AILA). E termina seu discurso com uma frase do escritor José Saramago “Escrevemos porque não queremos morrer. É esta a razão profunda do ato de escrever”.

Antônio Rodrigues Faria - Tonico Faria:

Tonico Faria nasceu no dia 15 de abril de 1915 em São Manoel do Mutum/MG, filho de Manoel Rodrigues Faria e Prudenciana Felizbina de Jesus. Em 1930, aos quinze anos de idade, mudou-se para a comunidade de Santa Maria de Cima, zona rural de Ibatiba/ES, acompanhado do irmão mais velho João Faria e da irmã Ana Filizbina Silveira.

Em Santa Maria, casou-se com Iduína Marques Faria, com quem teve os cinco filhos. Fez de sua casa uma sala de aula, onde há noite, à luz de lamparina, lecionava para crianças.

Com o tempo, a escola chegou à comunidade, mas no período de 1980 a 1985 faltou professor para lecionar na escola e ele se disponibilizou para dar aulas de matemática, língua portuguesa e geografia.

Destacava-se pela dedicação à leitura. Organizava festas na comunidade e liderava as quermesses na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Durante muitos anos, auxiliou na organização de desfiles cívicos e escolares de Ibatiba, na ala que se destacavam ao resgate e valorização da tradição rural, em especial nos anos de 1982 a 1989, em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa do município. No dia 7 de novembro de 1989, aos 74 anos de idade, participava do memorável desfile, quando sofreu um AVC do qual nunca mais se recuperou e passando a locomover-se com cadeira de rodas, até falecer no dia 28 de junho de 1996, aos 81 anos.

Acompanhe o trabalho do Poder Legislativo de Ibatiba através dos nossos canais oficiais:

Site oficial do Poder Legislativo de Ibatiba.

Canal do Youtube.

Canal do Facebook.

Canal do Instagram.

Fotos

Personalidades da literatura do município são homenageadas durante Sessão Solene ao Dia do Escritor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://ibatiba.es.leg.br/l/cbbkn.html

Publicações relacionadas

Noticia Câmara Municipal aprova benefícios para profissionais da Educação e agentes públicos Ambos os Projetos são de relevante importância e possuem grau de necessidade de efetivação. há 3 dias  •  Notícia

11:23

Vídeo Discurso do ver. Jorcy Miranda Sangi (Republicanos) | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Jorcy Miranda Sangi (Republicanos). há 5 dias  •  Notícia

11:54

Vídeo Discurso do ver. Silvio Rodrigues de Oliveira (Cidadania) | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Silvio Rodrigues de Oliveira (Cidadania). há 5 dias  •  Notícia

08:07

Vídeo Discurso do ver. João Brito Pereira Filho (Progressistas) | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. João Brito Pereira Filho (Progressistas). há 5 dias  •  Notícia

10:20

Vídeo Discurso do ver. Ivanito Barbosa de Oliveira (Progressistas) | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Ivanito Barbosa de Oliveira (Progressistas). há 5 dias  •  Notícia

03:17

Vídeo Discurso do ver. Leonardo David Alexandrino de Carvalho (Podemos) | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Leonardo David Alexandrino de Carvalho (Podemos). há 5 dias  •  Notícia

12:49

Vídeo Ordem do dia | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Ordem do dia | 02ª Sessão Ordinária de 2024 há 5 dias  •  Notícia

22:01

Vídeo Expediente | 02ª Sessão Ordinária de 2024 Expediente | 02ª Sessão Ordinária de 2024 há 5 dias  •  Notícia

41fotos

Galeria 02ª Sessão Ordinária de 2024 Galeria de fotos da Sessão Ordinária. há 5 dias  •  Notícia

Noticia 2ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal acontece na próxima segunda (26) A população pode acompanhar ao vivo pelos canais oficiais às 17h. há 8 dias  •  Notícia

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade