Notícias

Expedição Tropeira faz pouso em Ibatiba

Presidente da Câmara, Marquinho Delega, recepcionou os tropeiros junto a moradores e autoridades para comemorar os 200 anos da Rota Imperial

2.012

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 14/04/2016 às 16:43  •  atualizado há 11 horas

Um resgaste da história, da cultura, das belezas naturais e da memória do Brasil. Essa é a Expedição Tropeira, que reuniu 13 tropeiros para reviver o percurso que contempla 31 municípios mineiros e capixabas e comemorar os 200 anos da Rota Imperial. A expedição começou no dia 1º de abril na cidade de Ouro Preto (MG) e tem previsão de chegar a Vitória, ponto final do trajeto, no dia 20 deste mês.

A tropa chegou ao Espírito Santo no dia 09 de abril no distrito de São João do Príncipe, em Iúna, e no dia 10 em Ibatiba – Capital Capixaba dos Tropeiros.

Os ibatibenses Jesus Gomes Vieira, Onésio Gomes Vieira, João Amorim de Freitas fazem parte da Expedição, que remonta à cultura tropeira, utilizando-se de animais próprios, com destaque para os muares, como meio de transporte e de carga. 

Recepção

Por aqui, a Expedição foi recebida com muita festa por centenas de moradores e amantes do tropeirismo.

O presidente da Câmara Municipal de Ibatiba, Marcus Rodrigo Amorim Florindo (Marquinho Delega), e o vice-prefeito municipal Cloves Freitas prestigiaram a recepção.

“Admiro muito a cultura tropeira, que é a nossa raíz, a nossa tradição, o orgulho da nossa cidade. Estarei sempre à disposição para apoiar eventos como este no que for preciso porque sei o quanto é importante valorizar a nossa cultura", comentou Marquinho Delega.

A iniciativa do projeto da Expedição Tropeira em comemoração aos 200 anos da Rota Imperial é da deputada estadual Luzia Toledo (PMDB).

Atrativos turísticos

Em Ibatiba, os componentes da expedição visitaram alguns pontos do Circuito Caminhos dos Tropeiros, como o Museu do Tropeiro, o Monumento ao Tropeiro e o Restaurante Vovó Rosinha e puderam destacar os atrativos do município, que ainda guarda muita história viva da época em que os tropeiros tinham um importante papel no cenário socioeconômico.

Você sabia?

- A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil no século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

 - Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814.

- A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava, e contempla 31 municípios, 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo.

- Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram as terras.

- Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

- Ibatiba tem sua história marcada pelo desbravamento dos Tropeiros, que foram homens destemidos e aventureiros que viajando conduzindo animais e atravessando mercadorias, assumiram um importante papel no cenário socioeconômico da época.

 

Fotos

Expedição Tropeira faz pouso em Ibatiba

Recepção à Expedição Tropeira em Ibatiba

https://ibatiba.es.leg.br/noticia/2016/04/expedicao-tropeira-faz-pouso-em-ibatiba.html

Publicações relacionadas

Noticia Comissão se reúne para discutir projeto sobre o Plantão dos Vereadores A Comissão avaliou o projeto que possibilitou discutir a matéria da vereadora e os parlamentares puderam fazer sugestões a cerca do projeto de lei há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, visita Ibatiba Parlamentares acompanharam a equipe técnica e solicitaram algumas demandas da cidade em relação ao trânsito há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Conheça as funções da Mesa Diretora Para o biênio 2021/2022 a Mesa Diretora é composta pelo presidente Fernando Vieira de Souza (Republicanos), vice-presidente Jorcy Miranda (Republicanos) e 1º Secretário João Pedro Carvalho Rocha (Cidadania). há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nova Diretoria da Ascamves é apresentada para os representantes do Legislativo do Estado Presidentes de Câmaras de diversos Municípios Capixabas participaram de reunião restrita, no Palácio Anchieta, para apresentação da diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Jogador Ivan Silva, Campeão do Capixabão 2020, é homenageado com Moção de Congratulação. O desportista que comemorou a conquista com a bandeira de Ibatiba participou de sessão ordinária e agradeceu à Câmara de Ibatiba pelo reconhecimento há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Volta às aulas remotas Calendário escolar terá início no dia 3 de fevereiro. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Presidente da Câmara se reuniu com servidores para deliberar ações importantes para 2021 O presidente da Câmara de Ibatiba, Fernando Vieira (REPUBLICANOS), se reuniu com os servidores do Poder Legislativo Municipal para deliberar ações importantes para 2021. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia O Poder Legislativo Municipal está funcionando em novo horário A medida foi adotada na última semana pela Mesa Diretora, que fixou o novo horário de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 e de 12 às 17 horas. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nota de Pesar  há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Câmara aprova concessão de aluguel social Projeto de Lei autoriza o município a conceder aluguel social no valor de R$ 400 mensais a cidadão em situação de vulnerabilidade há 4 meses  •  Notícias

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade