Dia do Tropeiro e do Carreiro é comemorado com homenagens

Sessão Solene contou com dezenas de homenageados e resgate cultural

Publicado em 01/10/2015 às 16:03  •  atualizado há 6 dias

Como forma de reconhecer e homenagear personalidades que fortalecem a cultura tropeira em Ibatiba, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene no dia 29 de setembro. O evento marcou as comemorações ao Dia do Tropeiro e do Carreiro e reuniu 40 homenageados, entre tropeiros e seus familiares.

Durante a Sessão Solene, de autoria do vereador Luciano Salgado, os homenageados puderam expressar a importância da solenidade para que a preservação e a valorização da cultura tropeira se perpetue, por meio de registros históricos e, principalmente de eventos culturais e turísticos que possam divulgar a cidade, intitulada Capital Capixaba do Tropeiro.

Uma das homenageadas do evento, Rosângela Alcântara, presidente da Geturi e proprietária do Restaurante Vovó Rosinha, destacou que somente com a união dos ibatibenses o tropeirismo poderá ser resgatado.

“Agradeço essa homenagem, em nome da Geturi. Realmente, temos que resgatar sempre nossa história tropeira e passá-la aos jovens. Esse resgate da é feito devagarzinho e precisamos da ajuda de todos. Tenho orgulho de participar disso e de ver o meu filho atuando nos eventos e expedições tropeiras que são realizadas na região. Quero lembrar também da atuação das  mulheres dos tropeiros, que ficavam em casa cuidando da família, enquanto os homens ‘tropiavam’”, lembrou Rosângela Alcântara.

“Nós estamos perdendo a nossa identidade e não podemos deixar isso acontecer. Sou neto de tropeiro e tenho orgulho disso. Nossos antepassados fizeram a história deles e nós não podemos deixar isso passar em branco. Acho que temos que voltar a criar a Festa do Tropeiro e ir em busca do resgate da nossa família, da nossa cultura. Precisamos nos unir e voltar a fazer uma grande festa para apresentarmos a capital estadual do Tropeiro para todos!”. Presidente da Câmara, Marcus Amorim Florindo de Freitas (Marquinho Delega), um dos homenageados na Sessão Solene.

O evento também contou com uma noite de resgate cultural de como era o pouso da tropa do momento da oração à descontração: representantes da Expedição Tropeira apresentaram a oração da tropa, em que rezaram uma Ave Maria e mostraram como os tropeiros arrumavam seus chapéus em forma de cruz para a reza, e os Irmãos Diolino apresentaram uma moda de viola.

Homenagem dos vereadores

“Somos a Capital Capixaba do Tropeiro e não podemos perder essa identidade, por isso estamos sempre apoiando as atividades culturais do município, mas é preciso uma maior atenção do Poder Executivo. Fico feliz em realizar mais essa sessão solene para homenagear o povo que desbravou nosso município e que nos permitiu viver o que temos hoje em Ibatiba”. Vereador proponente da Sessão Solene, Luciano Salgado.

“Parabéns a todos os homenageados. Poucos sabem, mas já fui tropeiro também. Na casa do meu pai tinha máquina de pilar café e todos os dias chegavam de 10 a 20 tropas, que tínhamos que lidar. Também tínhamos 70 animais, entre burros e cavalos, e eu levava três tropas com café pro meu pai pra Iúna, pra Manhumirim e também cereais pra Santa Marta, em Ibitirama”. Vereador João Brito (Jango).

“Meu pai também era tropeiro, e eu valorizo muito essa cultura, que é muito importante para Ibatiba. Realmente temos que divulgar mais nossos atrativos. Fico feliz em ver que muitos jovens estão participando do tropeirismo, pois são eles que vão representar nossa cultura futuramente. Parabéns a todos”. Vereador Ivanito Barbosa.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Senhor Marcus Rodrigo Amorim Florindo

Senhor Elias Alcure

Senhor Geraldo Cabral de Miranda

Senhor Pedro Pagani de Amorim