Câmara Municipal realiza Sessão Solene dedicada a Reforma Protestante

A Reforma Protestante teve início em 1517 com o monge alemão Martinho Lutero, na qual escreveu 95 teses criticando a Igreja Católica e o Papa.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 31/10/2023 às 13:14  •  atualizado há 7 dias

A Câmara Municipal de Ibatiba sediou nesta segunda-feira (30) a Sessão Solene em homenagem aos 506 anos da Reforma Protestante, onde dez personalidades ligadas ao movimento receberam honrarias.

Foram convidados a compor a mesa principal do Plenário o Presidente da Câmara Municipal Fernando Vieira de Souza, o Prefeito Luciano Miranda Salgado – Pingo, o Presidente do Conselho de Pastores de Ibatiba (COPAI) pastor Wellington Avelino dos Santos, o Presbítero Heber Souza Lima, e os vereadores Elias Cândido da Silveira e Roberto Luiz Chaves.

O Presidente da Câmara Fernando de Souza deu início à Sessão Solene citando uma frase de Martinho Lutero (1483-1546) “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir”.

A Reforma Protestante teve início em 1517 com o monge alemão Martinho Lutero, na qual escreveu 95 teses criticando a Igreja Católica e o Papa sobre práticas que, segundo ele, estavam em desacordo com a Bíblia e às fixou na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.

As honrarias foram entregues à: Luzia Oliveira Vieira, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Floresta; Sebastião Virgilio de Souza, da Primeira Igreja Assembleia de Deus de Ibatiba; João Januário de Souza, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Tempo de Milagre; Jonas Ferreira da Silva, da Primeira Igreja Batista; Aldo Honório Gonçalves, da Igreja Batista Renovada; Maria Vearildes Simões Lopes, da Igreja Batista Betel; Francisco Queiroz, da Igreja Presbiteriana do Brasil; Elza de Paula Gouveia, da Igreja Presbiteriana Renovada; Jotalino Lopes da Silva, da Igreja Tabernáculo; e Eli Silveira, da Igreja Deus é Amor.

O Presbítero da Assembleia de Deus Heber Souza Lima contou um pouco sobre a Reforma Protestante, “Destaco aqui a pessoa de Martinho Lutero, um monge da Ordem Agostiniana, que inconformado com a venda de indulgências, afixou 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg. Dessas 95, nós lincamos aqui cinco teses: “Solo Deo Gloria – Glória Somente a Deus”, “Sola Fide – Somente a Fé”, “Sola Gratia – Somente a Graça”, “Sola Scriptura – Somente a Escritura” e “Solus Christus – Somente Cristo”. E cada um que está aqui nessa noite, baseado e embasado nesses cinco pilares, têm a alegria de comemorar essa data, no dia 31 de outubro”.

Após a Reforma, foram desenvolvidas diversas vertentes, Heber faz parte de uma delas, o movimento Pentecostal.

Quando o Evangelho Pentecostal chegou em Ibatiba, a primeira pessoa a receber o batismo do Espírito Santo foi uma jovem da época de 20 anos, chamada Luzia Oliveira Vieira. Para completar sua fala, o Presbítero Heber apresentou um vídeo onde Luzia, hoje já idosa, que também recebeu a honraria na Sessão, contou sua experiência na Obra do Senhor.

Em seguida, as autoridades da mesa e os homenageados puderam fazer seus pronunciamentos e agradecimentos.

Acompanhe o trabalho do Poder Legislativo de Ibatiba através dos nossos canais oficiais:

Site oficial do Poder Legislativo de Ibatiba.

Canal do Youtube.

Canal do Facebook.

Canal do Instagram.

Câmara Municipal realiza Sessão Solene dedicada a Reforma Protestante