Notícia

Novas regras de trânsito para ciclomotores e elétricos chegam em 2026

As alterações visam aprimorar a segurança e regulamentar a crescente frota de veículos elétricos leves, estabelecendo categorias e requisitos específicos.

168

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 18/12/2025 às 12:25  •  atualizado há 2 horas

O ano de 2026 trará importantes mudanças nas regras de trânsito que impactam diretamente a circulação de veículos como ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes. A segurança no trânsito é um compromisso de todos, e o prazo final para se adequar às novas exigências é 31 de dezembro de 2025.

As alterações visam aprimorar a segurança e regulamentar a crescente frota de veículos elétricos leves, estabelecendo categorias e requisitos específicos.

Para os CICLOMOTORES (veículos de até 50km/h) já em circulação, a regularização é obrigatória e deve ser concluída até o final de 2025. Após essa data, o veículo sem registro e documentação não poderá mais circular.

CICLOMOTORES MODELOS ANTIGOS (sem nota ou código específico): Será exigido laudo de vistoria, certificado de segurança e documento que comprove a origem. Toda a documentação deve ser entregue até o fim de 2025.

CICLOMOTORES MODELOS NOVOS: Só serão registrados se apresentarem toda a documentação de fábrica exigida pelo CONTRAN.

Uma vez regularizados, os CICLOMOTORES passam a ter as seguintes exigências de circulação: Registro no RENAVAM, placa, licenciamento anual, habilitação A (moto) ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), capacete e demais itens exigidos pelo CTB. Circulação Proibida em vias de trânsito rápido, rodovias sem acostamento e, especificamente, em ciclovias/ciclofaixas.

BICICLETAS ELÉTRICAS (PEDAL ASSISTIDO): Embora continuem sendo tratadas como bicicletas e mantenham a isenção de habilitação, placa e registro, passam a exigir itens de segurança obrigatórios, como campainha, retrovisor esquerdo, luz dianteira e traseira e pneu em boas condições. A velocidade assistida máxima deve ser de 32km/h e não pode ter acelerador.

PATINETES ELÉTRICOS, MONOCICLOS e VEÍCULOS ELÉTRICOS MENORES (Autopropelidos): São obrigatórios luzes, aviso sonoro, velocidade máxima de 32km/h, em áreas de pedestre o limite é de 6km/h, em vias urbanas, só podem circular onde o limite é até 40km/h, ou em ciclovia e ciclofaixa.

BICICLETAS TRADICIONAIS: Para as bicicletas tradicionais, de propulsão humana, nada mudou. Elas continuam sendo isentas de habilitação, placa e registro, mantendo as regras de circulação atuais.

O não cumprimento das novas exigências a partir de 2026 resultará em penalidades, especialmente para os proprietários de ciclomotores antigos que não realizarem a regularização no prazo. É fundamental que todos os condutores se informem e providenciem as adaptações necessárias antes do fim do prazo, em 31/12/2025.

Fotos

Novas regras de trânsito para ciclomotores e elétricos chegam em 2026

 

 

 

 

 

 

https://ibatiba.es.leg.br/l/cbbqY.html

Publicações relacionadas

Noticia Câmara Municipal decreta ponto facultativo de 16 a 18 de fevereiro Não haverá atendimento ao público nesse período, retornando no dia 19, das 12h às 18h. há 4 dias  •  Notícia

Noticia Câmara de Ibatiba inicia trabalhos de 2026 com votação de projetos e abertura de comissão processante Na 1ª Sessão Ordinária do ano, vereadores aprovaram contratações para a prefeitura, o reconhecimento do Monumento da Bíblia como patrimônio e deram início à investigação de denúncia contra o Executivo. há 5 dias  •  Notícia

Noticia Câmara de Ibatiba informa que não haverá expediente nesta quarta-feira (11) A ação é em razão de interrupção no fornecimento de energia elétrica. há 6 dias  •  Notícia

11:15

Vídeo Discurso do ver. Marcus Rodrigo Amorim Florindo (DC) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Marcus Rodrigo Amorim Florindo (DC). há 7 dias  •  Notícia

10:42

Vídeo Discurso do ver. Sidimar Souza da Silva (NOVO) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Sidimar Souza da Silva (NOVO). há 7 dias  •  Notícia

11:06

Vídeo Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (REPUBLICANOS) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (REPUBLICANOS). há 7 dias  •  Notícia

10:43

Vídeo Discurso do ver. Ivanito Barbosa de Oliveira (PP) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Ivanito Barbosa de Oliveira (Progressistas). há 7 dias  •  Notícia

11:18

Vídeo Discurso do ver. Wesley Andrade Costa (MDB) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Wesley Andrade Costa (MDB). há 7 dias  •  Notícia

10:52

Vídeo Discurso do ver. Lucimar Vieira do Carmo (PL) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Lucimar Vieira do Carmo (PL). há 7 dias  •  Notícia

09:02

Vídeo Discurso do ver. Jadson Alves de Freitas Moreno (REPUBLICANOS) | 1ª Sessão Ordinária de 2026 Discurso do ver. Jadson Alves de Freitas Moreno (REPUBLICANOS). há 7 dias  •  Notícia

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade