Notícia

Ibatiba: 44 anos de História e Emancipação

Em 07 de novembro de 1981 Ibatiba recebeu sua emancipação, desmembrando-se da cidade de Iúna.

909

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 07/11/2025 às 13:08  •  atualizado há 4 segundos

Nesta sexta-feira, 7 de novembro, o município de Ibatiba celebra um marco importante: 44 anos de Emancipação Política. A data remonta ao ano de 1981, quando, por meio da Lei nº 3.430, a cidade se desmembrou oficialmente de Iúna.

O nome Ibatiba tem raízes no tupi-guarani. Embora existam interpretações que o traduzam como "fruta-doce", a versão mais aceita sugere o significado de "pomar".

A história da formação de Ibatiba começou a ser escrita em meados do século XIX, em uma área então conhecida como Rio Pardo (atual Iúna). A região atraiu famílias de agricultores e escravos que migravam dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em busca de novas terras.

O povoado surgiu no final desse mesmo século, a partir de uma doação de terras realizada pelo Sr. Manoel da Silveira à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Foi esse ato que deu origem à Vila do Rosário, ponto de partida para a atual Ibatiba, que viria a conquistar sua autonomia municipal em 7 de novembro de 1981.

Fotos

Ibatiba: 44 anos de História e Emancipação

https://ibatiba.es.leg.br/l/cbbq3.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade