Tropeiros são homenageados com honraria na Câmara Municipal

Na ocasião foi entregue a Comenda Leopoldino Ribeiro da Silva – Dico Ribeiro.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal
Publicado em 22/09/2023 às 14:05  •  atualizado há 1 dia

A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (21) a Sessão Solene de homenagem e entrega da Comenda Leopoldino Ribeiro da Silva – Dico Ribeiro para três personalidades ligadas ao tropeirismo da cidade de Ibatiba: o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e autor da Lei nº 9.702 que denomina Ibatiba como a Capital Capixaba dos Tropeiros Sérgio Borges, e os tropeiros Polidorio Martins Santana (homenagem póstuma) e João Francisco Gomes.

A Sessão é uma realização anual da Câmara Municipal após a aprovação da Resolução nº 02/2009 de autoria do ex-vereador Admilson Dias Ribeiro, que institui a Comenda Leopoldino Ribeiro da Silva e é destinada para, no máximo, três personalidades por ano, e faz parte da abertura da Festa do Tropeiro. Este ano a festa acontece de 22 a 24 de setembro.

Para compor a mesa se autoridades foram convidados o Presidente da Câmara Municipal Fernando Vieira de Souza, o Prefeito Luciano Miranda Salgado - Pingo, o Conselheiro do Tribunal de Contas do ES Dr. Sérgio Borges, o vereador Elias Cândido da Silveira, o ex-prefeito Dr. Lindon Jonhson Arruda Pereira, o radialista Edmar Henriques da Costa – Acanhado, o ex-vereador Moises Florindo, o tropeiro João Francisco Gomes, o ex-vereador Admilson Dias Ribeiro e a Pastora Iracilda, representando seu pai, o tropeiro, Polidorio Martins Santana.

Admilson Dias Ribeiro, neto de Leopoldino Ribeiro da Silva – Dico Ribeiro e preponente da Resolução nº 02/2009, disse estar feliz com os homenageados da Sessão Solene e completa “Fico feliz em ver os homenageados desse ano, o sr. João Francisco, homem trabalhador na lida dura do campo, que teve suas mãos e seu corpo marcados pelo trabalho como tropeiro. [...] Feliz também em ver o Dr. Sérgio Borges recebendo essa homenagem. Lembro-me que quando propusermos criar o Dia do Tropeiro nós enviamos uma solicitação ao então Deputado Sérgio Borges e ele prontamente atendeu o nosso pedido propondo para aquela Assembleia Legislativa a dar o título à nossa cidade de Capital Capixaba dos Tropeiros. Um título que nos dá muito orgulho, porque somos tropeiros, somos da família de tropeiros, e a nossa terra começou através dos tropeiros”.

O vereador Silvio Rodrigues de Oliveira explicou um pouco sobre o tropeirismo. “Os tropeiros desempenharam um papel crucial no desenvolvimento de nossa região e na integração de diferentes comunidades ao longo dos séculos. Eles eram verdadeiros heróis das estradas, responsáveis por transportar mercadorias, alimentos e informações por trilhas e caminhos muitas vezes difíceis e desafiadores. Eles conectavam Ibatiba ao resto do estado e do país”.

Silvio contou como era a tropa em que João Francisco Gomes – João Charuto participava, “A tropa era composta por 12 animais, sendo 10 de carga, um de cozinha e um do arrieiro. Os animais geralmente eram burros e mulas e do arrieiro era um cavalo de madrinha, que era utilizado por João Francisco”. O vereador completa, “Quando a tropa vinha, a catinga do charuto do João era maior do que o barulho do cincerro. Você sabia que a tropa vinha só pelo cheiro do charuto do João.

Sobre Polidorio Martins Santana, o vereador Silvio disse “A primeira viagem do Polidoro com a tropa foi em 1943. Polidoro era quem ferrava os animais, forrava as bolsas de carga, fazia as traias que eram usadas na tropa, como correia de couro, peitoral, arrocho, retranca, cabeçada, cabresto e cuidava da bruaca, que era a caixa que levava as trais [utensílios de cozinha].  Polidorio colocava três cravos em um canto da boca, um cigarro de palha no outro e conversava sem parar, ferrando um animal e as vezes cuspia”.

O vereador João Pedro Carvalho Rocha menciona a importância da entrega da Comenda e explica, “A entrega da Comenda Leopoldino Ribeiro da Silva – Dico Ribeiro não é só um momento de homenagear pessoas que tanto fizeram pela nossa cultura, mas também um momento de resgate cultural, da nossa história e das nossas tradições”. O vereador cita uma frase de Bráulio Bessa que resume a importância dessa valorização cultural: “Quem esquece de onde veio não sabe para onde vai”.

Leopoldino Ribeiro da Silva, também chamado de Dico Ribeiro, foi um dos ícones do tropeirismo de Ibatiba que contribuiu para o desenvolvimento do Município. Faleceu em 2007 aos 96 anos, deixando 15 filhos e dezenas de netos e bisnetos.

Acompanhe o trabalho do Poder Legislativo de Ibatiba através dos nossos canais oficiais:

Site oficial do Poder Legislativo de Ibatiba.

Canal do Youtube.

Canal do Facebook.

Canal do Instagram.

Tropeiros são homenageados com honraria na Câmara Municipal