Vereadores conhecem Registro Geral da Agricultura de Ibatiba o Proater

O documento do Proater é uma espécie de identidade do Setor Agrícola, identificando as principais características rurais do Município dando base para fomentar melhorias na área rural

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Ibatiba
Publicado em 24/05/2021 às 16:58  •  atualizado há 4 dias

Vereadores de Ibatiba participaram, nesta segunda-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba, da apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). O Documento feito pelo Incaper identifica as principais características rurais do Município tornando-se um Registro Geral importante para fomentar os avanços do Setor Agrícola da cidade.

Participaram da apresentação o presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira (Republicanos), Silvio do Barateiro (Cidadania), Jorcy Miranda Sangi (Republicanos) e Robertinho Magnético (Podemos) e vereadora Emiliane Lázaro (PMN). A reunião contou ainda com a presença do presidente interino do Incaper, Abraahão Carlos Verdin Filho,  recebido pelo prefeito Luciano Pingo e o secretário da pasta Samuel Dias Damasceno.

Programa

O presidente da Casa Legislativa, Fernando Vieira, falou sobre a importância do documento. “Conhecemos hoje a identidade geral do Setor Agrícola com detalhes importantes da situação rural, das comunidades, um autêntico documento rural da nossa cidade que irá contribuir, grandemente, para projetos no setor”, afirmou o vereador. Conforme o engenheiro agrônomo e coordenador do escritório local do Incaper, em Ibatiba, Cristiano de Oliveira Cateringer, que ministrou a apresentação, o Proater como documento de gestão está divido em três partes. “A primeira parte é a caracterização geral do município que traz informações bem amplas e úteis sobre sua realidade, como as principais comunidades, a história do município, aspectos demográficos, IDH, população residente na área rural e urbana, dentre outros”, esclarece. “A segunda parte é o diagnóstico municipal participativo que é constituído de informações das reuniões que o Incaper fez nas comunidades de Ibatiba, para levantar os problemas e demandas em relação à assistência técnica, que ocorreram em 2019, e a terceira parte é justamente colocar um planejamento das linhas de atuações, no período de 2020 a 2023”, completou.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é responsável pela elaboração e execução de programas e projetos que proporcionam o desenvolvimento rural sustentável no Espírito Santo, tornando assim um canal de integração e comunicação de assuntos rurais em todo o Estado.

Vereadores conhecem Registro Geral da Agricultura de Ibatiba o Proater

Noticia Vereadores aprovam um projeto e diversos requerimentos na Sessão Ordinária do dia 11 O projeto aprovado dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2025. há 6 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos) | 05ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos). há 7 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos) | 05ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos). há 7 dias  •  Notícia