Na última sessão, vereadores destacaram ações de fiscalização ao Poder Executivo

Respeitando o período eleitoral, vereadores fizeram uso da Tribuna e apresentaram balanço sobre atividades da Prefeitura

Por Jaqueline Araújo, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 30/10/2020 às 13:07  •  atualizado há 2 dias

Com a casa de Leis cheia, a sessão da Câmara de Ibatiba, do dia 26 de outubro, foi palco de discursos comprometidos em apresentar um balanço geral das ações exercidas pelo Poder Executivo e fiscalizadas pelos parlamentares.  Obras com diversos problemas, ações de Combate ao Covid-19 e o aumento de 25% ao funcionalismo público foram destaques entre os assuntos detalhados pelos vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto dos Santos, destacou o encerramento de mandato e detalhou algumas atividades do Poder Executivo. O vereador solicitou mais investimentos aos feirantes, apresentou números sobre gastos com a merenda escolar, pediu atenção aos taxistas e falou sobre as ações de combate ao Covid-19. Parabenizou o andamento da conclusão da reforma do Museu da cidade e encerrou o discurso falando sobre o aumento dos funcionários públicos. “Só com organização e planejamento será resolvido essa questão do aumento do funcionalismo”.

O vereador Elias Candido da Silveira (PRB) falou durante o seu discurso sobre o andamento de obras pela cidade, solicitando esclarecimentos sobre compra e venda de terrenos.  Explicou aos presentes sobre a realização de Leilão de veículos da Prefeitura.  “O Poder Executivo tem autonomia para executar o leilão de veículos sem aprovação da Câmara”, destacou o vereador que afirmou ter sido abordado por diversos moradores que queriam entender sobre os leilões de veículos.

Durante discurso, o vereador Fábio Ambrózio Nascimento Trindade (PSB) solicitou diversos requerimentos referente a obras diversas como manutenção de bueiros, reparos em ruas,  e de obras recém inauguradas com diversos problemas, “Os empresários responsáveis por essas obras precisam ser notificados pelo Executivo. É muito grave essa situação de obras recentes que já estão com desgastes por causa de serviços, supostamente, mal feitos.”, afirmou o vereador.

O vereador Ivanito Barbosa (PP) questionou, mais uma vez, a falta de organização na Gestão da Secretaria de Saúde, frisando ser inadmissível a  falta de ambulância no Pronto Socorro. “Fazer Pronto Socorro é muito bom, mas faltar ambulância, isso é muito grave”, frisou o vereador. Pedimos esclarecimentos sobre o quanto já foi pago de aluguel de ambulância, esclarecimentos sobre o que foi gasto com a Covid-19. Até hoje não tivemos nenhuma informação.

O vereador Jorcy Miranda Sangi (PRB) , defensor e fiscalizador do meio  rural, solicitou, novamente,  que as estradas sejam monitoradas pela Secretaria de Obras e Agricultura mantendo as vias rurais transitáveis. “Atuei sempre pedindo pelas comunidades rurais e peço aqui, novamente, que a Gestão monitore essas vias para que no período das chuvas, não tenhamos novos problemas, já que um serviço preventivo evitaria novos transtornos graves”, disse o vereador.

O vereador Marcos Delega (PMN) destacou uma retrospectiva sobre o Poder Executivo. Parabenizou os servidores públicos por sempre trabalharem com o coração. Mas, questionou a atuação da atual Gestão e priorizou a falta de competência para ofertar  o aumento de 25% do funcionalismo público. “O que eu vi dessa atual Gestão foi perseguição e mesmo, assim, funcionários trabalhando com o coração. Foi a gestão que “vendeu-se mais” do que  trouxe para o nosso município”, concluiu Marcos Delega. O vereador levantou ainda que foi indicado ao Ministério Público denúncia sobre possivéis obras superfaturadas.

O parlamentar José Paulo da Costa Silva (PPS)  também voltou a falar para o funcionalismo público. “É muito bom ter tantos funcionários públicos acompanhando essa reunião e afirmo: todos os vereadores aqui fizeram o  que estava dentro da Lei para garantir o melhor para o funcionalismo e para todas áreas do Poder Executivo”, disse José Paulo.

Obra de Saneamento incompleta

O vereador Robertinho Magnético (Podemos) cobrou da Cesan explicações sobre a empresa Saliah responsável pela obra de saneamento no município. “Essa empresa Saliah responsável pela Obra da Cesan nunca foi fiscalizada e fez um serviço que só deixou problema na vida das pessoas. Quando chove, o esgoto volta todo nos ralos das residências. Volto a cobrar aqui: cadê o dinheiro que a Saliah levou e deixou o serviço todo ser terminar”,  questionou o vereador.  Conforme explicou o vereador, foram 23 milhões o valor dessa obra e até o momento, a população está sendo prejudicada com o serviço feito pela empresa.

A próxima reunião da Câmara de Ibatiba está confirmada para o dia 9 de novembro, sempre a partir das 19 horas.

Foto geral da sessão da Câmara de Ibatiba

Noticia Vereadores aprovam um projeto e diversos requerimentos na Sessão Ordinária do dia 11 O projeto aprovado dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2025. há 5 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos) | 05ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos). há 6 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos) | 05ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos). há 6 dias  •  Notícia