Vereadores debatem Projeto de Lei de remanejamento e alocação de servidores

Reunião extraordinária discutiu medidas urgentes e ações em combate ao coronavírus

Por Jaqueline Almeida - Imppactmídia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 30/03/2020 às 11:08  •  atualizado há 10 horas

O Projeto de Lei Complementar  para  o enfrentamento de emergência na Saúde Púbica,  decorrente do Coronarvirus, visando o remanejamento e alocação de servidores públicos destacou diversas discussões em torno do enfrentamento a doença no município de Ibatiba que ainda não registrou nenhum caso da doença no município.

O vereador Fábio Ambrozio (PSB) pediu para que o executivo esclareça como vai ser feito esse remanejamento dos funcionários. “Acredito que esse projeto precisa acrescentar o trabalho voluntário. Eu sei da importância desse projeto e tenho muita preocupação. Eu não vejo condição emocional e psicológica para lidar com algumas enfermidades e acho que outros colegas são assim. Como vamos pegar um servente, uma merendeira para colocar numa linha de frente, então precisamos saber como serão remanejados esses servidores”, disse o vereador Fábio Ambrozio.

O presidente da Câmara de Ibatiba, vereador Carlos Alberto dos Santos (PSD), colocou em discussão o projeto e solicitou aos vereadores a importância de uma análise coerente com a realidade e ao enfrentamento de ações que contenham um possível avanço de casos, mesmo não tendo nenhum caso confirmado da doença. “Sabemos que estamos falando de um período onde a saúde está com uma demanda maior de profissionais. Vemos campanhas de vacinações e ainda ações sendo feitas pelas Vigilâncias.  Precisamos de anaises que venham somar com o que for necessário de forma efetiva “, disse o presidente durante discussão.

O vereador Ivanito Barbosa (PP) também se colocou favorável a medidas que garantam saúde e segurança a população. “O nosso presidente da república afirmou que é só uma “gripinha”, uma virose,  eu não concordo.  Então, eu parabenizo o governador do Estado e também aos prefeitos que estão atuando em prol da Saúde. Teremos impacto na economia, mas a vida é muito mais importante”, disse o vereador Ivanito Barbosa

“Coloco-me à disposição do que o município necessitar. Não sou um enfermeiro ou um médico, mas tenho o dom para ser um motorista ou outra função atuando para ajudar a população. Nós temos sim que nos preparar para o que vier pra nosso o  município”,  disse o vereador Paulinho do Eucalipto (SD).

“Todos os municípios estão passando por esse momento difícil. Precisamos do funcionalismo pra ajudar a combater o possível avanço dessa doença”, finalizou o vereador Elias da Silveira (PSC).

O vereador Robertinho Magnético (MDB)  também destacou a importância da analise do projeto. “Mesmo que tenha sido pedido vistas teremos um prazo mais curto para analisar o projeto. A situação não está fácil. Estamos priorizando a saúde, mas temos que olhar a situação de todos”, disse Magnético.

O vereador Marcos Delega (PMN) foi além e cobrou números reais para sim analisar novas ações do executivo. “Como medico veterinário trabalhando no município de Lajinha e, diante, de  algumas posturas que foram tomadas lá eu quero deixar a minha experiência aqui.  Não podemos pegar qualquer funcionário para ir para a linha de frente.  Não é qualquer pessoa que possa ir pra essa linha de frente. O que vemos hoje é gente atuando sem nenhum tipo de cuidado básico como uso de luvas ou mascaras, por exemplo. Acho que os funcionários da vigilância e epidemiologia tem que ter a ação deles primeiro, como um professor vai passar essas informações? Eu preciso saber o que está acontecendo. Não tem que criar pânico na população com mentiras, mas a realidade é preciso mostrar. Quando se for apresentando dados verdadeiros, as pessoas irão ver o que é a  realidade e iremos tomar medidas cabíveis”, finalizou o vereador.

Vereadores debatem  Projeto de Lei de remanejamento e alocação de servidores

Nova sessão extraordiánaria acontece nesta terça-feira (31)

Noticia TSE pede afastamento de três vereadores de Ibatiba A decisão partiu por falta de cotas para candidatas femininas nas eleições de 2020. há 8 horas  •  Notícia

Noticia 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal acontece nesta quinta-feira (25) A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 3 dias  •  Notícia