Há três anos fechado, Museu do Tropeiro preocupa os parlamentares de Ibatiba

Vereadores indicam a reestruturação e reabertura de um dos principais atrativos turísticos do município, onde se encontram objetos históricos da cultura da região

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 11/11/2019 às 18:19  •  atualizado há 5 horas

Um dos principais pontos de visitação turística de Ibatiba, o Museu do tropeiro, está fechado há três anos, o que vem chamando a atenção da população e dos parlamentares, que solicitam a reestruturação e a reabertura do local. No espaço se encontra um importante acervo histórico da cultura, da culinária e da economia da região.

De acordo com os vereadores, que apoiaram a indicação do vereador Fábio Ambrózio Nascimento Trindade, o Museu do Tropeiro precisa ser reaberto o quanto antes para voltar a receber visitantes, movimentar o turismo e, principalmente, se manter como local de memória do ibatibense.

“O museu está fechado, com as câmeras de segurança desligadas, e não sabemos o estado em que se encontram as peças históricas. Que o município possa reerguer o quanto antes o museu. E que a reforma seja feita com muita qualidade para que fique aberta por muitos anos”, comentou Presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto dos Santos.

De acordo com o vereador José Paulo Costa e Silva, o Museu foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por falta de manutenção, inviabilizando a segurança do imóvel para visitação.

“Temos que juntar forças para que o Executivo faça algo para que esse importante ponto turístico do município volte a receber visitas”, analisou o parlamentar.

Assim como o Museu, segundo os vereadores, o monumento aos tropeiros, também precisa de manutenção urgente. Localizado estrategicamente às margens da BR 262, a escultura da tropa sinaliza Ibatiba como a Capital Capixaba dos Tropeiros.

O que dizem os vereadores

“Nossa cidade ficou conhecida nacionalmente como Capital dos Tropeiros, pelo monumento na BR 262, que hoje está se degradando”, informou o Presidente da Câmara, Carlos Alberto dos Santos.

“O Museu do Tropeiro está fechado há três anos. Não sabemos como está o acervo. É um ponto turístico importante, que foi construído em administração passada e agora o museu está fechado!”, comentou o vereador Roberto Magnético.

“No site da Prefeitura e no adesivo dos carros a foto do museu é o destaque. E vamos deixar o local fechado? É muita incoerência! O resgate da nossa cultura está ficando de lado. Não podemos perder isso por picuinha política”, alertou o vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo.

“Não podemos deixar o Museu fechado, pois é preciso resolver o que impede de o museu voltar a receber os turistas. Nossa história, culinária e tradição precisam ser divulgadas”, comentou o vereador Ivanito Barbosa.

“É uma cultura muito importante para o nosso município que está deixando de ser divulgada. Nosso monumento aos tropeiros também precisa de manutenção, sempre”, disse o vereador Elias Cândido da Silveira.

“O Museu foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não ter manutenção. Vamos trabalhar para reerguer o Museu, pois é histórico, é herança para os nossos filhos e netos. Temos que juntar forças para que o Executivo faça algo para esse importante ponto turístico do município”, explicou o vereador José Paulo Costa e Silva.

Há três anos fechado, Museu do Tropeiro preocupa os parlamentares de Ibatiba

Museu do Tropeiro de Ibatiba

Noticia Mais 10 projetos são aprovados pela Câmara Municipal de Ibatiba Os projetos foram aprovados durante a 4ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25). há 2 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos) | 04ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos). há 3 dias  •  Notícia