Febre, tosse, irritação nos olhos e manchas são sintomas do sarampo

Em Ibatiba, a vacina tríplice viral está disponível na USF Adilao Almeida de Lima (Nesf), próximo ao fórum, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 15h

Publicado em 17/09/2019 às 21:42  •  atualizado há 2 dias

Segundo a Prefeitura de Ibatiba, ainda é abaixo do esperado a procura por vacinas da tríplice viral no município. Da meta de vacinar 177 crianças, foram vacinadas até o momento 94 crianças, o que corresponde a 53% da meta.

O sarampo é uma doença contagiosa e que tem riscos de agravamento e pode até levar a morte. Dados do Ministério da saúde mostram que nos último 90 dias a maior incidência de casos confirmados da doença no Brasil foi entre menores de 1 ano.

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar a óbito.

Esquema vacinal

Deve ser aplicada uma dose da vacina tríplice viral em todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose zero). A partir dos 12 meses de idade, a primeira dose da vacina tríplice viral e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

Os indivíduos de 1 a 29 anos devem ter duas doses de vacina com o componente sarampo. Para aqueles de 30 a 49 anos, uma dose é o suficiente.

Os trabalhadores da Saúde devem ter duas doses da vacina, independentemente da idade.

Vacinação

A vacina está disponível na sala de vacinas da USF Adilao Almeida de Lima (“Nesf”) próximo ao fórum, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e de 13h às 15h.

A doença

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. O sarampo é uma doença que pode se agravar com infecções secundárias como pneumonia e levar à morte.

Febre, tosse, irritação nos olhos e manchas são sintomas do sarampo

Campanha vacinação

Explicação Pessoal - Carlos Alberto dos Santos | 7ª Sessão Ordinária de 2020

Vídeo Explicação Pessoal - Carlos Alberto dos Santos | 7ª Sessão Ordinária de 2020 Explicação Pessoal - Carlos Alberto dos Santos há 5 dias  •  Sessão plenária