Chuvas e início da colheita de café: vereadores solicitam melhorias urgentes nas estradas de Ibatiba

São muitos os requerimentos dos parlamentares para que sejam executados serviços de melhorias nas estradas rurais do município para facilitar o escoamento da produção cafeeira

star250

Publicado em 29/04/2019 as 19:47  •  atualizado há 17 horas

A partir do próximo mês se inicia a colheita de café em Ibatiba e nos municípios vizinhos. E este ano, o período das chuvas atrasou e vem causando muita preocupação entre os parlamentares e a população da zona rural, pois a situação das estradas não é ideal para escoar a produção cafeeira. Mas desde março deste ano, os vereadores vêm encaminhando requerimentos e indicações de serviços ao Poder Executivo.

“É preciso fazer reparos em todas as estradas rurais do município, pois estão sem condições de transitar”, disse o vereador Roberto Luiz Chaves, em um requerimento encaminhado pela Câmara à Prefeitura Municipal.

De acordo com o vereador Jorci Sangy, em algumas localidades há anos não é efetuado o serviço de patrolamento das estradas. “Infelizmente, nesta administração, as estradas paralelas da Água Potável e próximas ao Sr. José Teeiro ainda não viram patrolamento”, comentou parlamentar.

A comunidade de Santa Clara, bastante habitada e com vias de grande movimentação, sempre está nas pautas de requerimentos e indicações dos vereadores de Ibatiba. O patrolamento na localidade foi novamente solicitado pelo vereador Fábio Ambrozio Nascimento Trindade.

Outro serviço essencial para que os veículos transitem com segurança nas estradas rurais é a colocação de saibro nos trechos de maior movimentação.

“As estradas estão precisando de cuidados. Já solicitei o ensaibramento nas comunidades do Pontal e Resgate, especialmente, para melhorar o trânsito dos moradores daquela região”, analisou o vereador Geilson Dias Tomas.

Trecho precisa de recapeamento

Muitos trechos das estradas do programa “Caminhos do Campo” necessitam de recapeamento com urgência, segundo os parlamentares, para dar segurança dos cafeicultores.

“Em Santa Clara a estrada está um perigo. Também é preciso colocar uns dois quebra-molas. A gente cobra o Governo do Estado e tenho certeza que será feito um recapeamento nas estradas do programa Caminhos do Campo”, comentou o vereador Ivanito Barbosa.

Impactos das chuvas na zona urbana

Durante as chuvas, os impactos na zona rural também são muitos: ruas com buracos, falta escoamento das águas pluviais e muita lama nos bairros.

“No bairro Lacerda tem uma rua que está com tantos buracos que taxistas não estão querendo levar os clientes, não querem nem entrar na via”, comentou o vereador Paulo Costa e Silva.

Por meio das indicações de serviços dos vereadores, a Câmara Municipal encaminhou diversos requerimentos para que os serviços sejam executados pelo Poder Executivo.

Situação de vias públicas após as chuvas preocupam população e parlamentares

Geilson Dias Tomaz | 19ª Sessão Ordinária de 2019

Vídeo Geilson Dias Tomaz | 19ª Sessão Ordinária de 2019 Discurso do vereador Geilson Dias Tomaz. há 1 dia  •  Sessão plenária

Geilson Dias Tomaz | 19ª Sessão Ordinária de 2019