Notícias

Saúde e Educação são pautas de eventos na Câmara

Poder público e sociedade discutiram metas do Plano Municipal de Educação. Projeto Bandeira Científica também apresentou resultados

997

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 03/08/2015 às 09:58  •  atualizado há 6 horas

Durante o mês de julho, o auditório da Câmara de Ibatiba foi palco de importantes reuniões com a população e poder público, que debateram questões relacionadas ao Plano Municipal de Educação e sobre os resultados do projeto Bandeira Científica, que culminou em iniciativas para a melhoria da saúde no município. Os vereadores acompanharam as atividades e participaram das discussões.

No dia 29 de julho, o Presidente da Câmara, Marcus Rodrigo Florindo de Freitas (Marquinho Delega) participou da audiência sobre as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação para o decênio 2015–2025, que contou com a presença de dezenas de professores, pedagogos e demais profissionais da área com vistas à construção de um plano que atenda à realidade e às necessidades específicas do município, articulado com os Planos Nacional e Estadual de Educação.

“Foram apresentadas as 20 metas propostas pelo município e os educadores puderam expressar suas opiniões. É um debate muito importante para que o Plano seja feito com a participação de todos e para que a educação seja prioridade e consiga alavancar meios para que mais ibatibenses sejam alfabetizados, que continuem a frequentar e se formem nos mais diferentes níveis de ensino. Ibatiba só tem a ganhar com a educação”, avaliou Marquinho Delega.

Entre as 20 metas do Plano Municipal de Educação já propostas estão alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os 8 anos de idade, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo.

Após os resultados das discussões e sugestões, as metas e estratégias serão incluídas em Projeto de Lei para ser avaliação e votado pelos vereadores.

Saúde

Os resultados do Projeto Bandeira Científica, realizado no ano passado em Ibatiba por uma equipe multidisciplinar e voluntária da Faculdade de Medicina da USP, foram apresentados durante audiência pública na Câmara no dia 10 de julho.

Com uma equipe de 94 bandeirantes, entre eles estudantes e profissionais médicos, dentistas, psicólogos e terapeutas, foram realizados atendimentos que beneficiaram mais de 4.700 ibatibenses.

Os profissionais também realizaram consultorias e estudos de saneamento básico no município.

 

Confira algumas metas do Plano Municipal de Educação (PME)

- Universalizar, até 2025, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

- Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda população de 6 a 14 anos, e trabalhar para que pelo menos 75% dos alunos do município concluam essa etapa em idade apropriada.

- Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os 8  anos de idade.

- Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica, em colaboração com o Governo Estadual e Federal.

- Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, de menor escolaridade no município, dos 50% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados ao IBGE, em colaboração com o Estado e o Governo Federal.

- Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2017 e, até o final da vigência deste PME, reduzir significativamente o analfabetismo absoluto e reduzir a taxa de analfabetismo funcional.

- Articular parceria com o governo Estadual e Federal para oferecer no mínimo, 15% (quinze por cento) das matrículas de Educação de Jovens e Adultos, nos Ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional.

 

Fotos

Saúde e Educação são pautas de eventos na Câmara

Educação foi pauta de reunião na Câmara

https://ibatiba.es.leg.br/noticia/2015/08/saude-e-educacao-sao-pautas-de-eventos-na-camara.html

Publicações relacionadas

Noticia Comissão se reúne para discutir projeto sobre o Plantão dos Vereadores A Comissão avaliou o projeto que possibilitou discutir a matéria da vereadora e os parlamentares puderam fazer sugestões a cerca do projeto de lei há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, visita Ibatiba Parlamentares acompanharam a equipe técnica e solicitaram algumas demandas da cidade em relação ao trânsito há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Conheça as funções da Mesa Diretora Para o biênio 2021/2022 a Mesa Diretora é composta pelo presidente Fernando Vieira de Souza (Republicanos), vice-presidente Jorcy Miranda (Republicanos) e 1º Secretário João Pedro Carvalho Rocha (Cidadania). há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nova Diretoria da Ascamves é apresentada para os representantes do Legislativo do Estado Presidentes de Câmaras de diversos Municípios Capixabas participaram de reunião restrita, no Palácio Anchieta, para apresentação da diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Jogador Ivan Silva, Campeão do Capixabão 2020, é homenageado com Moção de Congratulação. O desportista que comemorou a conquista com a bandeira de Ibatiba participou de sessão ordinária e agradeceu à Câmara de Ibatiba pelo reconhecimento há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Volta às aulas remotas Calendário escolar terá início no dia 3 de fevereiro. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Presidente da Câmara se reuniu com servidores para deliberar ações importantes para 2021 O presidente da Câmara de Ibatiba, Fernando Vieira (REPUBLICANOS), se reuniu com os servidores do Poder Legislativo Municipal para deliberar ações importantes para 2021. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia O Poder Legislativo Municipal está funcionando em novo horário A medida foi adotada na última semana pela Mesa Diretora, que fixou o novo horário de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 e de 12 às 17 horas. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nota de Pesar  há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Câmara aprova concessão de aluguel social Projeto de Lei autoriza o município a conceder aluguel social no valor de R$ 400 mensais a cidadão em situação de vulnerabilidade há 4 meses  •  Notícias

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade