Notícias

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015

Vereadores sugeriram emendas, que foram aprovadas por unanimidade pelos demais parlamentares

1.508

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 03/12/2014 às 09:28  •  atualizado há 2 dias

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2015 foi aprovada pela Câmara de Ibatiba na sessão do dia 25 de novembro e constou de inúmeras emendas. Regularização Fundiária, IPTU Ecológico, poio ao transporte universitário foram algumas propostas aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

A LDO determina as diretrizes que a administração pública terá que seguir para elaborar o orçamento anual e compreende as metas e as prioridades da gestão municipal, incluindo as despesas de capital (investimentos), dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

De acordo com o vereador Luciano Salgado (Pingo), também autor das emendas, a proposta é sempre a priorizar investimentos que visam o bem-estar da população.

“Estamos tentando modernizar a administração pública de Ibatiba. Nossas propostas atendem os anseios populares, pois são investimentos na educação, no social, na geração de receitas para o município, na área ambiental, entre outras prioridades”, comentou.

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) também exerce o papel de ligação entre o plano plurianual e o orçamento anual.

O Plano Plurianual do quadriênio 2014-2017 também sofreu alterações e foi aprovada pelos vereadores no final de novembro.

Entre as mudanças foram incluídas ações nas áreas de infraestrutura urbana e rural, gestão de políticas agropecuárias e recuperação de áreas degradadas.

Os projetos de Lei do Plano Plurianual (Nº 12/2014) e da LDO (Nº 15/2014) podem ser acessados na íntegra pelo www.camaraibatiba.es.gov.br.

Saiba Mais

Os processos de elaboração, aprovação e execução orçamentária são compostos por três elementos básicos: a Lei do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Plano Plurianual (PPA)

O Plano Plurianual (PPA) é uma lei que deve ser elaborada no primeiro ano de mandato de um prefeito, entra em vigor no segundo ano e termina no primeiro ano do mandato seguinte, quando deverá ser elaborado outro PPA. Cada Plano Plurianual dura quatro anos e deve ser um projeto de desenvolvimento.

O PPA tem a função de planejar os investimentos municipais a longo prazo. Qualquer investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro só poderá ser iniciado se estiver incluído no plano plurianual.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) determina as diretrizes que a administração pública terá que seguir para elaborar o orçamento anual.

A LDO compreende as metas e as prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital (investimentos), dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Exerce o papel de ligação entre o plano plurianual e o orçamento, regula sua elaboração e está condicionado pelo plano. 

 

Fotos

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015

Vereador Luciano Salgado

https://ibatiba.es.leg.br/noticia/2014/12/camara-aprova-lei-de-diretrizes-orcamentarias-de-2015.html

Publicações relacionadas

Noticia Comissão se reúne para discutir projeto sobre o Plantão dos Vereadores A Comissão avaliou o projeto que possibilitou discutir a matéria da vereadora e os parlamentares puderam fazer sugestões a cerca do projeto de lei há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, visita Ibatiba Parlamentares acompanharam a equipe técnica e solicitaram algumas demandas da cidade em relação ao trânsito há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Conheça as funções da Mesa Diretora Para o biênio 2021/2022 a Mesa Diretora é composta pelo presidente Fernando Vieira de Souza (Republicanos), vice-presidente Jorcy Miranda (Republicanos) e 1º Secretário João Pedro Carvalho Rocha (Cidadania). há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nova Diretoria da Ascamves é apresentada para os representantes do Legislativo do Estado Presidentes de Câmaras de diversos Municípios Capixabas participaram de reunião restrita, no Palácio Anchieta, para apresentação da diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Jogador Ivan Silva, Campeão do Capixabão 2020, é homenageado com Moção de Congratulação. O desportista que comemorou a conquista com a bandeira de Ibatiba participou de sessão ordinária e agradeceu à Câmara de Ibatiba pelo reconhecimento há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Volta às aulas remotas Calendário escolar terá início no dia 3 de fevereiro. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Presidente da Câmara se reuniu com servidores para deliberar ações importantes para 2021 O presidente da Câmara de Ibatiba, Fernando Vieira (REPUBLICANOS), se reuniu com os servidores do Poder Legislativo Municipal para deliberar ações importantes para 2021. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia O Poder Legislativo Municipal está funcionando em novo horário A medida foi adotada na última semana pela Mesa Diretora, que fixou o novo horário de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 e de 12 às 17 horas. há 3 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Nota de Pesar  há 4 meses  •  Notícias

Visita Givaldo Vieira em Ibatiba/ES

Noticia Câmara aprova concessão de aluguel social Projeto de Lei autoriza o município a conceder aluguel social no valor de R$ 400 mensais a cidadão em situação de vulnerabilidade há 4 meses  •  Notícias

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade