Zona rural: condições de estradas, atendimento de saúde e abastecimento de água preocupam

Vereadores solicitam serviços de melhorias nas comunidades de Criciúma, Santa Clara e São José de Meriti

star74

Publicado em 01/03/2019 as 10:54  •  atualizado há 3 dias

Por ser um município que se desenvolve em torno da agricultura, os parlamentares de Ibatiba estão sempre monitorando e fiscalizando as ações de melhorias nas comunidades rurais, seja para beneficiar os produtores, seja para facilitar a rotina dos moradores das regiões mais afastadas do centro da cidade. No último mês, os vereadores solicitaram melhorias para diversas localidades, especialmente nas estradas neste período de chuvas.

“É preciso cuidar das estradas do nosso município, abrir as caixas secas. A zona rural precisa de apoio. Na ponte do Inácio, se começar as chuvas, vai levar a cabeceira da ponte junto com as águas. Precisamos de melhorias na região”, alertou o vereador Ivanito Barbosa de Oliveira.

“A estrada de São José de Meriti, na parte de baixo, precisa ser raspada. É uma estrada que sai na BR 262 e onde passam muitos transportes de estudantes”, comentou o vereador Roberto Magnético.

O transporte dos estudantes da zona rural também preocupou o vereador Geilson Dias Tomaz. “Na Serra do Dalto Heringer tem uma cratera que pode causar sérios acidentes com alunos que trafegam diariamente no trecho”, apontou.

A preocupação com o início da colheita do café também é grande. “Depois das chuvas, estamos vendo muitas estradas danificadas. Deixo um alerta para o secretário de Agricultura: Criciúma é prioridade porque nossa safra chega primeiro. Nossos carreadores e terreiros precisam estar preparados. É preciso colocar as máquinas do Pronaf para ajudar os produtores”, comentou o vereador Jorcy Sangi.

Abastecimento de água

O problema de abastecimento de água em Santa Clara é tema de diversos requerimentos da Câmara ao Poder Executivo de Ibatiba, ainda sem retorno.

“A falta de água em Santa Clara está tirando o meu sono e o de toda a comunidade. É preciso fazer algo paliativo. Acabamos de fazer a substituição da bomba queimada, logo em breve será restabelecido o abastecimento de água. Agora queria pedir aos moradores da comunidade que tivesse compreensão e evitar lavar seus veículos, calçadas para evitar desperdício de água até que seja normalizado todo o abastecimento", alertou o vereador Geilson Dias Tomaz.

O vereador Ivanito Barbosa lembrou que o abastecimento de água na comunidade de Santa Clara foi um compromisso de campanha da atual administração. “Na época, foi compromisso de campanha. Há décadas tem problema com a água para a população de Santa Clara e até agora, não foi resolvido”, reforçou o parlamentar.

Saúde

Outro requerimento solicitado pelo vereador Roberto Luiz Chaves foi a destinação de um agente de saúde em algumas localidades.

“Na rua de Santa Maria e na Chácara do Alvarino não há atendimento de agentes de saúde, e isso não pode acontecer. Desde já, solicito esse serviço aos moradores dessas localidades”, reforçou o parlamentar.

Situação das estradas rurais de Ibatiba

Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019

Vídeo Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019 Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019 há 7 dias  •  Sessão plenária

Expediente | 9ª Sessão Ordinária de 2019