Parlamentares se unem para apoiar Apae de Ibatiba

A instituição passa por dificuldades financeiras. Vereadores lutam por emendas parlamentares para aquisição de veículo para a Associação

Publicado em 01/03/2019 às 10:49  •  atualizado há 1 mês

A primeira sessão ordinária da Câmara de Ibatiba, realizada no dia 11 de fevereiro, foi marcada por pedidos de apoio da Apae do município à Casa de Leis: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais passa por dificuldades financeiras, está sem psicólogo para atendimento e deixou de receber um veículo para transporte dos usuários. Prontamente, os vereadores sinalizaram união para ajudar a instituição.

De acordo com a assistente social da Apae, Sabrina Letieri, que discursou na Tribuna Livre, durante a sessão, o gasto institucional necessário para que o atendimento seja feito com responsabilidade é de R$ 555 mil anualmente (para pagamento de pessoal, encargos, materiais manutenção, entre outros).

“Mas hoje, a Prefeitura de Ibatiba repassa R$ 216 mil anualmente, e esse valor não é atualizado há muitos anos. o que não sustenta nem o setor de assistência social. O restante do valor é levantado por meio de eventos e de doações de sócios-contribuintes. Precisamos de mais apoio”, ressaltou Sabrina.

Atualmente, a Apae de Ibatiba atende 106 usuários e existe uma grande fila de espera.

Além disso, a assistente social alertou que a Prefeitura Municipal solicitou o retorno do psicólogo que era cedido para a Apae há mais de 10 anos. “A instituição não foi comunicada sobre a saída do psicólogo. Isso é um risco para a saúde mental dos nossos usuários porque há um vínculo do profissional com os pacientes”, alertou Sabrina.

Novo veículo

Outro fato que preocupou a instituição, e também os vereadores, foi a mudança de destinação de um veículo para transporte de usuários, cuja emenda parlamentar estaria destinada à Apae, mas que não pôde ser entregue à entidade, pois o veículo era de alta complexidade. “E nós não nos encaixamos nesse critério. Isso nos causou tristeza, porque esperávamos muito esse veículo”, lamentou a assistente social da Apae, Sabrina Letieri.

O vereador Roberto Luiz Chaves informou que a ex-deputada Luzia Toledo disponibilizou uma emenda de R$ 150 mil para a Apae comprar uma van. “E o valor já está disponível no orçamento para que o veículo seja recebido pela Associação o quanto antes”, comemorou o parlamentar.

Apoio à Apae

“A Apae pode ter certeza de que podem contar com a ajuda desta Casa. Enquanto tivermos voz, a instituição também terá”, Presidente da Câmara de Ibatiba, Carlos Alberto dos Santos.

“Somos defensores da Apae e ficamos à disposição para tentar ajudar”. Vereador Elias Cândido da Silveira.

“É muito triste ouvir notícias ruins da Apae na primeira sessão do ano.  Tirar o psicólogo da instituição sem avisar com antecedência ou dar um prazo para substituição, eu não concordo! Contem com os vereadores desta Casa!”. Vereador Ivanito Barbosa.

“Sempre estivemos juntos da Apae e pedimos recursos para Associação porque realmente necessita de apoio”.  Vereador Paulinho do Eucalipto.

“Esse problema da Apae está tirando o nosso sono. O que pudermos fazer, nós faremos para ajudar a instituição”. Vereador Jorcy Sangi.

Parlamentares se unem para apoiar Apae de Ibatiba

Vereadores entregam ofício para diretor da APAE Ibatiba, José Maria Belo

Noticia Mais 10 projetos são aprovados pela Câmara Municipal de Ibatiba Os projetos foram aprovados durante a 4ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25). há 1 dia  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos) | 04ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Elias Cândido da Silveira (Republicanos). há 2 dias  •  Notícia