Parlamentares se unem para apoiar Apae de Ibatiba

A instituição passa por dificuldades financeiras. Vereadores lutam por emendas parlamentares para aquisição de veículo para a Associação

star20

Publicado em 01/03/2019 as 10:49  •  atualizado há 8 dias

A primeira sessão ordinária da Câmara de Ibatiba, realizada no dia 11 de fevereiro, foi marcada por pedidos de apoio da Apae do município à Casa de Leis: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais passa por dificuldades financeiras, está sem psicólogo para atendimento e deixou de receber um veículo para transporte dos usuários. Prontamente, os vereadores sinalizaram união para ajudar a instituição.

De acordo com a assistente social da Apae, Sabrina Letieri, que discursou na Tribuna Livre, durante a sessão, o gasto institucional necessário para que o atendimento seja feito com responsabilidade é de R$ 555 mil anualmente (para pagamento de pessoal, encargos, materiais manutenção, entre outros).

“Mas hoje, a Prefeitura de Ibatiba repassa R$ 216 mil anualmente, e esse valor não é atualizado há muitos anos. o que não sustenta nem o setor de assistência social. O restante do valor é levantado por meio de eventos e de doações de sócios-contribuintes. Precisamos de mais apoio”, ressaltou Sabrina.

Atualmente, a Apae de Ibatiba atende 106 usuários e existe uma grande fila de espera.

Além disso, a assistente social alertou que a Prefeitura Municipal solicitou o retorno do psicólogo que era cedido para a Apae há mais de 10 anos. “A instituição não foi comunicada sobre a saída do psicólogo. Isso é um risco para a saúde mental dos nossos usuários porque há um vínculo do profissional com os pacientes”, alertou Sabrina.

Novo veículo

Outro fato que preocupou a instituição, e também os vereadores, foi a mudança de destinação de um veículo para transporte de usuários, cuja emenda parlamentar estaria destinada à Apae, mas que não pôde ser entregue à entidade, pois o veículo era de alta complexidade. “E nós não nos encaixamos nesse critério. Isso nos causou tristeza, porque esperávamos muito esse veículo”, lamentou a assistente social da Apae, Sabrina Letieri.

O vereador Roberto Luiz Chaves informou que a ex-deputada Luzia Toledo disponibilizou uma emenda de R$ 150 mil para a Apae comprar uma van. “E o valor já está disponível no orçamento para que o veículo seja recebido pela Associação o quanto antes”, comemorou o parlamentar.

Apoio à Apae

“A Apae pode ter certeza de que podem contar com a ajuda desta Casa. Enquanto tivermos voz, a instituição também terá”, Presidente da Câmara de Ibatiba, Carlos Alberto dos Santos.

“Somos defensores da Apae e ficamos à disposição para tentar ajudar”. Vereador Elias Cândido da Silveira.

“É muito triste ouvir notícias ruins da Apae na primeira sessão do ano.  Tirar o psicólogo da instituição sem avisar com antecedência ou dar um prazo para substituição, eu não concordo! Contem com os vereadores desta Casa!”. Vereador Ivanito Barbosa.

“Sempre estivemos juntos da Apae e pedimos recursos para Associação porque realmente necessita de apoio”.  Vereador Paulinho do Eucalipto.

“Esse problema da Apae está tirando o nosso sono. O que pudermos fazer, nós faremos para ajudar a instituição”. Vereador Jorcy Sangi.

Parlamentares se unem para apoiar Apae de Ibatiba

Vereadores entregam ofício para diretor da APAE Ibatiba, José Maria Belo

Explicação Pessoal - José Paulo Costa Silva do dia 15-04-2019

Vídeo Explicação Pessoal - José Paulo Costa Silva do dia 15-04-2019 Explicação Pessoal - José Paulo Costa Silva do dia 15-04-2019 há 7 dias  •  Sessão plenária