Zona rural: parlamentares preocupados com situação de pontes e estradas no período de chuvas

Lixo e entulhos nas comunidades também são pautas de indicações dos vereadores de Ibatiba

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 31/10/2018 às 17:59  •  atualizado há 21 dias

O início do maior período de chuvas do ano preocupa os vereadores de Ibatiba, que analisam a segurança dos moradores que transitam da zona rural à urbana diariamente. Além disso, os parlamentares pontuaram nas sessões do mês de outubro que diversos serviços de limpeza pública não estão sendo realizados com regularidade nas comunidades rurais, e que vêm causando transtornos aos moradores.

Alguns trechos já requerem intervenções imediatas, de acordo com os vereadores.

“A Serra do Pontal ainda não foi ensaibrada e é um ponto crítico para quem passa pela região diariamente. A chuva vai chegar e vamos ficar sem transitar no local”, indicou o vereador Roberto Luiz Chaves.

“Em Alto Inês e Santa Maria, além das demais regiões, é preciso realizar o serviço de patrolamento antes das chuvas. Também é preciso fazer limpeza nas caixas secas, pois é muito importante para as lavouras e para desviar a águas das chuvas”, comentou o vereador José Paulo Costa e Silva.

O vereador Jorcy Sangi. Informou que tem comunidade que ainda não recebeu serviços de melhorias nas estradas. “Do trevo de Iúna até os Teeiro, ainda não foi feito trabalho de patrolamento com as máquinas nas estradas rurais da região”, reforçou.

Já o vereador Fábio Ambrózio levantou mais uma demanda urgente para evitar transtornos e acidentes. “Na Serra das Perobas é preciso um estudo em parceria com o Ifes e a Secretaria de Meio Ambiente para conter a erosão. Está perigoso transitar na região e muitas lavouras estão sendo perdidas”, sugeriu.

Lixo e entulho

Segundo os parlamentares, outro problema encontrado nas comunidades é a falta de regularidade no serviço de coleta de lixo e de entulhos.

“Eu nunca vi tanto lixo na nossa cidade. Na zona rural tem muito lixo, nossas ruas estão sujas. Faço um apelo ao secretário de Meio Ambiente que limpe a nossa cidade”, solicitou o vereador Ivanito Barbosa.

“São muitos entulhos, em todos os bairros do município”, reforçou Roberto Luiz Chaves.

E outros pontos de atenção foram indicados. “Faltam lixeiras na comunidade de Santa Clara. Já houve até acidente com motociclista por causa do lixo nas ruas”, contou o vereador Geilson Dias Tomaz.

“Acho que tem que continuar fazendo lixeiras maiores, de madeira, em várias ruas do município, pois pode melhorar muito a limpeza das ruas”, analisou o Presidente da Câmara Elias Cândido da Silveira.

Lixo nas comunidades de Ibatiba

Noticia 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal acontece nesta quinta-feira (25) A população pode acompanhar a sessão direto no plenário ou on-line pelas redes sociais da Câmara Municipal. há 19 horas  •  Notícia

Noticia Vereadores aprovam um projeto e diversos requerimentos na Sessão Ordinária do dia 11 O projeto aprovado dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2025. há 10 dias  •  Notícia

Vídeo Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos) | 05ª Sessão Ordinária de 2024 Discurso do ver. Fernando Vieira de Souza (Republicanos). há 11 dias  •  Notícia