Sessão plenária

Câmara sedia evento estadual sobre tratamento da Leishmaniose

Profissionais da saúde de vários municípios participaram de treinamentos específicos para oferecer melhores condições de tratamento a pacientes

star1

Por Silvia Goulart - ImppactMidia, fonte Câmara de Ibatiba
Publicado em 25/10/2018 as 17:57  •  atualizado há 15 dias

No dia 10 de outubro, o auditório da Câmara Municipal foi palco para um importante treinamento sobre técnicas de tratamento da leishmaniose: o tratamento intralesional. Profissionais da saúde de vários municípios capixabas participaram do evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ibatiba, de forma pioneira, vem realizando o tratamento intralesional desde o ano passado, quando profissionais foram capacitados pelo Ministério da Saúde, por meio da FioCruz, para o enfrentamento de um surto da doença na região.

A capacitação refletiu positivamente no diagnóstico precoce da doença e na oferta de melhores condições de tratamento para os pacientes de Ibatiba.

“É uma técnica revolucionária que promove para o paciente um conforto maior durante o tratamento. A gente utiliza muito menos ampolas. Cerca de três a quatro ampolas para fazer cada aplicação, ao invés de fazer 30 dias de tratamento com aplicação de 30, 40, 50 ampolas. Hoje, os pacientes não precisam mais ir para hospitais ficar internados, a nível ambulatorial o paciente já tem a cura, através de três aplicações e acompanhamento médico”, explicou a enfermeira Juliana Rodrigues Tovar Garbim, referência técnica em leishmaniose da Sesa.

*Com informações da Prefeitura de Ibatiba

Fotos

Câmara sedia evento estadual sobre tratamento da Leishmaniose

Evento de capacitação no auditório da Câmara_foto: Divulgação PMI

https://w3go.me/cbjf0

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear